Obras de Arte - Majora

Obras de Arte
Vendas em Leilões de Quadros Célebres
- Jogo de Sociedade –
Para 3 a 6 jogadores
Objectivo do Jogo
Obter o maior lucro através das transacções de quadros célebres.
Entre os quadros, introduziram-se algumas cópias sem valor, as quais devem ser ver vendidas com astúcia.

Material do jogo
- 1 Tabuleiro do jogo
- 6 Peões de cores diferentes
- 24 Cartas “Quadros”
- 24 Cartas “Valores”
- 6 Cartas de Biografias
- 1 Conjunto de Notas
- 1 Dado
- 24 Clips

Preparação do jogo
Coloca o tabuleiro em cima da mesa.
Cada jogador escolhe um peão, que coloca em qualquer casa do tabuleiro do jogo (neste caso não se aplica as indicações da casa).
Um dos jogadores baralha as cartas “Valores” e coloca-as com a face virada para baixo, no tabuleiro do jogo. De seguida, baralha as cartas “Quadros” e coloca-as, com a face visível, ao lado do monte das cartas “Valores”.
Cada jogador recebe 7.500.000. O restante dinheiro faz parte do Banco.
Cada jogador, começando com o Banqueiro, tira uma carta “Quadro” e uma carta “Valores” (sempre as que estão ao cimo do monte) e junta-as com um clip, sendo que, a carta “Valores” deve ter o seu valor escondido pela carta “Quadros”.
Os quadros dos jogadores devem estar sempre exposto de forma visível.

Modo de Jogar
Todos os jogadores lançam o dado, aquele que obtiver o maior valor, é o jogador inicial.
Começando com o jogador inicial, cada jogador lança o dado, e avança da esquerda para a direita com o seu peão, pelo número de espaços indicado pelo dado. De seguida segue as instruções da casa onde terminou o seu movimento ou actua segundo as seguintes regras:

- O jogador termina o movimento na casa “Leilão à Banca”
O jogador actual e todos os outros podem, sem no entanto serem obrigados, leiloar o primeiro quadro visível do monte dos “Quadros”. Aquele que licitar mais alto, é o vencedor e paga a licitação ao banco, fica com a carta “Quadros” e tira uma carta “Valores” e junta-as com um clip.

- O jogador termina o movimento numa casa “Leilão Privado”
Qualquer jogador, se o desejar, pode levar a leilão um dos quadros do jogador que terminou o seu movimento nesta casa.

- O jogador termina o seu movimento na casa “Compra de um quadro à Banca por X”
O jogador tem a possibilidade de comprar, se o desejar, o primeiro quadro exposto no monte dos “Quadros”.
Se o fizer, paga o valor ao Banco e recebe as cartas “Quadros” e “Valores”.
Se não, dá-se um “Leilão à Banca”.

- O jogador termina o seu movimento na casa “Pode vender qualquer quadro à Banca”
Pode, sem ser obrigado, vender quaisquer dos seus quadros ao Banco, pelo preço indicado na carta “Valores”

- O jogador termina o seu movimento na casa “Compra de um quadro a qualquer jogador por 2.000.000”.
Se tiver a importância exigida e no caso de lhe interessar esta transacção, pode comprar um quadro da colecção de outro jogador. Este não pode recusar a venda.

- O jogador termina o seu movimento na casa “Herde um quadro da Banca”
O jogador recebe de forma gratuita, o primeiro quadro exposto no monte dos “Quadros”, ao qual junta uma carta “Valores”.

- O jogador termina o seu movimento na casa “venda um quadro à Banca por 1.750.000”
O jogador deve vender um quadro, à sua escolha, pelo preço indicado. Se não tiver nenhum quadro, passa a sua vez de jogar.

Regras dos Leilões
A oferta inicial dever ser no mínimo de 500.000.
Os lanços não podem ser inferiores a 250.000.
Depois de um jogador ter feito o primeiro lanço, as licitações seguintes fazem-se, à vontade de cada um, sem qualquer ordem estabelecida.
O jogador que licitar acima das suas possibilidades, deve pagar 500.000 ao banco. Caso não tenha este montante, perde a sua próxima vez de jogar.
No caso de dois ou mais jogadores fizerem ao mesmo tempo uma licitação, a adjudicação é anulada.
Quando o jogador vencedor do leilão, receber o quadro e a carta “Valores”, o jogador que se encontra à sua esquerda, é o próximo jogador a jogar.
São proibidos quaisquer empréstimos.

Fim do Jogo
O jogo termina quando os dois montes “Quadros” e “Valores” se esgotarem.
Os jogadores contam o seu dinheiro e adicionam os montantes das cartas “Valores”.
O jogador com o maior total, é o vencedor.

Estamos perante um jogo, que de facto é mesmo uma obra de arte, datada de 1977.
É um jogo simples e divertido. Joguei este jogo várias vezes com os meus amigos, durante os diferentes períodos de férias da minha juventude.
Os quadros são cópias das verdadeiras obras de arte.
Este jogo requer atenção e capacidade de dissimulação, para conseguir obter o máximo de lucros possíveis. Nada melhor do que vender um quadro falso por um valor elevado.
Temos de fazer uma boa gestão do nosso dinheiro e da nossa colecção de quadros.

Este jogo é um verdadeiro clássico, que todos devem ter na sua colecção.

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